quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Warner Vs. 20th Century Fox: Quem ganha essa briga?

Juíz, Gary Allen Feess, atualiza o processo da Fox contra o filme Watchmen, da Warner.

Em fevereiro passado a 20th Century Fox começou uma batalha judicial contra a Warner Bros. sobre os direitos de desenvolvimento, produção e distribuição da adaptação para os cinemas da graphic novel Watchmen. Agora, o caso tem enfim uma novidade.

O Juiz Gary Allen Feess negou à Fox e WB um "julgamento sumário", um procedimento mais curto e rápido, no qual não são cabíveis tantos recursos processuais quanto seriam em um julgamento normal. Segundo o juiz, os contratos do filme dão margem a tantas interpretações que um julgamento completo será, sim, necessário.

Devida à agenda cheia do juiz, no entanto, o julgamento foi adiado em duas semanas e ficou para 20 de janeiro de 2009 - apenas seis semanas antes da estréia do filme, dia 6 de março. A data de lançamento segue marcada - mas dependendo do resultado do julgamento ou de outras decisões judiciais, pode mudar.

Relembrando o caso: A Fox alega ainda deter os copyrights e os direitos de contrato, adquiridos em 1986 e que valiam até 1990, para a minissérie em 12 partes publicada pela DC Comics em 86-87 e os roteiros escritos por Charles McKeown e Sam Hamm. Em 1991, a Fox assinou uma liberação dos direitos para a Largo International com a condição de que o estúdio deteria os direitos exclusivos de distribuição do primeiro longa-metragem baseado na obra de Alan Moore e Dave Gibbons.

A interpretação do juiz é que esses direitos de distribuição ainda valem - mesmo quando a Largo fechou e os direitos foram transferidos para o produtor Lawrence Gordon. Neste acordo, a Fox diz que Gordon concordou que pagaria ao estúdio parte do que receberia se conseguisse vender o projeto para outro estúdio. E é por isso que a Fox agora diz que nem Gordon nem a Warner Bros. pagaram esta comissão ou entraram em contato.

1 comentários:

Anônimo disse...

Xiii! Esssa briga de gente grande é #@$%. Só quero assistir meu filme!

Template by - Abdul Munir - 2008. Modified by Neozinho