quinta-feira, 2 de abril de 2009

"Quebra" de direitos autorais é prevista na nova Lei Rouanet

A proposta do Ministério da Cultura (MinC) para alterar a Lei Rouanet prevê a suspensão da reserva de direitos autorais dos bens e serviços realizados com benefício da lei (de renúncia fiscal), em favor do governo.


O texto estabelece que, um ano e meio após a realização da obra financiada com recurso público, "a administração pública federal" poderá dispor dela "para fins educacionais".


O embargo é de três anos nos casos em que o uso pelo governo for para "fins não comerciais e não onerosos". Isso permitiria, por exemplo, que a TV Brasil exibisse numa faixa de programação educativa a produção audiovisual feita com incentivo da lei. Quase todos os longas realizados atualmente no país são financiados por meio das leis Rouanet e do Audiovisual.


"Contrassenso"


O secretário-executivo do Ministério da Cultura, Alfredo Manevy, diz que, "uma vez explorado o processo econômico de um bem cultural financiado com dinheiro público, proibir ou limitar o seu acesso numa TV pública ou educacional é um contrassenso que a gente busca sanar com essa medida".


A medida caracteriza-se como "licença compulsória", segundo especialista em direito autoral ouvido pela Folha.


A Lei Rouanet contempla também a edição de livros, a produção de CDs e DVDs musicais, a montagem de espetáculos de artes cênicas e de exposições de artes visuais, entre outros produtos culturais.


O MinC estima que, com o fim da reserva de direitos, o MEC poderá reimprimir, para fins pedagógicos, livros de valor artístico financiados pela lei, mas cuja tiragem é restrita.
Outra mudança significativa no anteprojeto de lei formulado pelo MinC, que está em consulta pública (www.planalto. gov.br/ccivil_03/consulta_ publica/programa_fomento.htm) e é tema de debate que a Folha promove, hoje, com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, é o fim da proibição de uso do "mérito artístico" como critério para avaliar os projetos submetidos ao crivo da lei.


Compete ao MinC autorizar (ou negar) a obtenção de recursos via Lei Rouanet --em que o patrocinador aplica em projeto cultural parcela de seu Imposto de Renda devido.


Da forma como é feita hoje, a avaliação dos projetos inscritos na Lei Rouanet --em torno de 9.000 por ano-- obedece apenas critérios técnicos, como a coerência entre seu orçamento e as realizações previstas.


Fonte: Folha Online

Leia Mais…

Novo filme de Steven Soderbergh, com estrela pornô, ganha cartaz

The Girlfriend Experience, o novo filme do cineasta Steven Soderbergh (Doze homens e outro segredo, Solaris e Full frontal), protagonizado pela estrela pornô Sasha Grey, ganhou o seu primeiro pôster. Não bastasse o teor da história, a arte provoca: "Assista com alguém que você ****".

A história acompanha garotas de programa de alta classe de Nova York, que ganham 2 mil dólares por hora. O roteiro é de Brian Koppelman e David Levien, que trabalham com Soderbergh desde Treze Homens e um Novo Segredo.


Girlfriend Experience foi rodado em apenas 14 dias, em vídeo digital e com texto parcialmente improvisado - mesmo esquema semi-amador que Soderbergh utilizou em Bubble. Ambos os filmes fazem parte da parceria que o diretor tem com a HDNet Films, produtora especializada em rodar e exibir filmes digitais de alta definição.


O contrato com o cineasta vale para dirigir seis longas, que serão lançados nos cinemas, na televisão e em DVD. Todos os seis filmes do acordo ganham distribuição pela Magnolia Pictures na rede de salas Landmark, dos EUA. Na TV, pelo canal a cabo de alta-definição HDNet Movies dos Estados Unidos.


Girlfriend Experience será lançado nos cinemas de Nova York e Los Angeles em 22 de maio, mas já estará disponível para download on-demand a partir de 30 de abril. No Brasil ainda não há previsão.


Fonte: Omelete


Leia Mais…

quarta-feira, 1 de abril de 2009

'Wolverine' vaza na internet para desespero da 20th Century Fox

A 20th Century Fox deve estar desesperada. Um de seus maiores lançamentos deste ano, 'X-Men Origens: Wolverine', vazou na internet.

Este fato é normal quando o filme já estreou, mas é um caso isolado quando ainda está para ser lançado.


Ninguém sabe como o longa foi parar na internet, mas a cópia é original, com qualidade e ainda sem finalização.


Há alguns anos, o mesmo aconteceu com 'Hulk'. O responsável acabou sendo preso.


Após o sucesso da franquia 'X-Men', 'X-Men - Origens: Wolverine' - escrito por David Benioff - chega para conta a história do passado violento e romântico de Wolverine, de seu complexo relacionamento com Dentes de Sabre, e do ameaçador programa Arma-X.


Wolverine encontra muitos mutante pelo seu caminho, tanto familiares quanto novos, incluindo aparições surpresas de várias lendas do universo dos X-Men.


O cineasta sul-africano Gavin Hood, que dirigiu 'Infância Roubada' (vencedor do Oscar de Melhor Filme estrangeiro), comanda o longa.


'Wolverine' se passa antes dos filmes X-Men e mostra Logan e o programa Arma-X. O filme chega às telonas dia 1º de maio de 2009.


Fonte: Cinepop

Leia Mais…

terça-feira, 31 de março de 2009

Grande Prêmio VIVO do Cinema Brasileiro 2009

A edição 2009 do Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro será realizada dia 14 de abril às 21h no Vivo Rio com transmissão pelo Canal Brasil. Serão premiados com o troféu Grande Otelo profissionais em 25 categorias e haverá uma homenagem especial ao cineasta Nelson Pereira dos Santos. Os campeões de indicações são "Estômago" e "Meu nome não é Johnny" com 14 cada, seguido por "Ensaio sobre a Cegueira", que concorre em 13 categorias e de "Chega de Saudades" com 11 indicações. Esta é a sétima edição do prêmio que, desde o ano passado, conta com o patrocínio da operadora Vivo.

Foram criadas este ano as categorias de Melhor longa-metragem infantil e Melhor trilha sonora original. O prêmio de melhor efeito especial passou a se chamar prêmio de melhor efeito visual. Concorrem os filmes lançados comercialmente entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2008. Mais de 100 filmes entre longas nacionais de ficção, documentários e filmes estrangeiros participaram da seleção.

Ao todo, foram mais de mil profissionais indicados. O primeiro turno da votação foi realizado entre os dias 18 de fevereiro e cinco de março de 2009, quando foram escolhidos os cinco finalistas de cada categoria. Em sete delas houve empate. por causa da votação disputada, as categorias de melhor som, melhor montagem ficção, melhor figurino, melhor direção de arte, melhor fotografia, melhor ator e melhor longa-metragem documentário terão seis finalistas.

CONFIRA AQUI A LISTA DOS INDICADOS!

Fonte: O Globo

PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM!

Continuando com a categoria criada para o ano passado, a VIVO receberá até o dia 06/04 vídeos de até 1 min feitos por amadores. Basta fazer um vídeo na câmera digital do seu celular e enviar. O vencedor irá receber o prêmio na cerimônia no Rio de Janeira juntamente com grandes nomes do cinema que estarão concorrendo em outras categorias.

MAIS INFORMAÇÕES AQUI!

Leia Mais…

segunda-feira, 30 de março de 2009

Homem-Aranha estréia na Broadway???

Spider-Man, Turn Off the Dark, o musical da Broadway estrelado pelo Homem-Aranha, teve um detalhe interessante divulgado. Era esperado que os produtores utilizassem um dos vilões do super-herói, personagem que tem quase cinco décadas de história. No entanto, foi revelado ontem que um inimigo inédito será criado para a peça.

Será, na verdade, uma inimiga: Swiss Miss. O nome da ameaça é uma referência aos canivetes suíços e seu uniforme consiste de facas e pontas espiraladas giratórias. O design foi criado por Eiko Ishioka, figurinista vencedora do Oscar por Drácula. Já dá até pra arriscar: se a nova ameaça for bem recebida na Broadway, a multimídia Marvel deve encontrar um espacinho pra ela nos gibis do aracnídeo...


Em outra notícia relacionada, o New York Times descreveu a peça como "um drama rock´n´roll circense".


O musical vai contar a história do adolescente Peter Parker, cuja vida vira de ponta-cabeça - literalmente - quando ele é picado por uma aranha geneticamente modificada e acorda no dia seguinte pendurado no teto do seu quarto. E este nerd que costumava ser saco de pancada na escola logo descobre que com grandes poderes vêm grandes responsabilidades quando vilões começam a testar não apenas a sua força física, mas também o seu brio. As batalhas do Homem-Aranha vão guiar o público pela história da origem do personagem com fatos facilmente reconhecíveis e surpresas - mostrando novos personagens e rostos conhecidos - até um final surpreendente que vai jogar uma nova luz na jornada do nosso herói.


A montagem será dirigida por Julie Taymor (do musical O Rei Leão e do filme Across the Universe) e tem músicas e letras escritas por Bono e The Edge. A estreia está oficialmente marcada para 18 de fevereiro de 2010, mas sessões prévias começam já em 16 de janeiro no Broadway’s Hilton Theatre, que fica no número 213 da West 42nd Street.



Fonte: Omelete


Leia Mais…

Template by - Abdul Munir - 2008. Modified by Neozinho