sábado, 7 de fevereiro de 2009

Cine Crítica

A curiosa fábula do tempo

Por Maurício Lídio



Sinceramente, me desculpe àqueles que torcem pelos outros filmes indicados a categoria principal do Oscar, mas tenho que dizer, 'O Curioso Caso de Benjamin Button' é o mais preparado para levar a estatueta de melhor filme do ano. Sei que os outros filmes são tão bons quanto ele temos o filme de baixo orçamento e sucesso estrondoso 'Quem quer Ser um Milionário', de Danny Boyle. O do genial Gus Van Sant, 'Milk - A Voz da Igualdade', os que, de certa forma, caíram de pára-quedas nessa categoria, mas que, ainda sim, são muito bons. Me refiro ao 'Frost/Nixon' de Ron Howard e 'O Leitor' de Stephen Daldry.

O que é mais interessante no filme é que ele consegue ser curioso em todos os sentidos e em cada segundo da história. Primeiramente onde você já ouviu algo como um bebê que nasceu velho e, com o passar dos anos, se torna jovem? Claro que estamos falando de ficção, mas mesmo assim é ficção muito além do que podemos conceber. O criador dessa história, que foi habilidosamente adaptada por Eric Roth e Robin Swicord, é F. Scott Fitzgerald que escreveu-a nos anos de 1920.

David Fincher, o diretor, vem chamando atenção desde 'Seven - Os Sete Crimes Capitais' (1995), onde inicia sua parceria com Brad Pitt em um thriller instigante e sádico sobre um serial killer que faz vítimas seguindo os crimes capitais. Logo depois lança o ótimo, mas que não ganhou atenção merecida, 'Vidas em Jogo' (1997). Enfim chega sua obra prima, sua história de violência e anarquismo, 'Clube da Luta' foi sucesso imedito e deu o papel (eleito melhor personagem do cinema pela revista inglesa Empire) do alterego do personagem de Edward Norton, Tyler Durden, a Brad Pitt.

Porém, a direção de David Fincher só passou a ser reconhecida com 'Zodíaco' (2007), pelo qual foi indicado a Palma de Ouro em Cannes. Vindo do departamento de efeitos especiais, antes de se tornar diretor, Fincher faz com que seus filmes tenham, além de conteúdo, boa aparência. 'O Curioso Caso de Benjamin Button' é a maior prova dessa habilidade de misturar efeitos especiais em histórias tocantes, sem deixá-las grotescas ou exageradas.

Benjamin Button sofre desde sua "infância". Primeiro sua mãe morre ao lhe dar a luz. Seu pai, tenta matá-lo, mas prefere deixar na porta de uma casa de idosos, onde ele é acolhido por Queenie (otimamente interpretada por Taraji P. Henson) que, até aquele momento, não podia ter filhos. A partir daí Benjamin vive como observador, vê a vida passar esperando a morte chegar a qualquer momento, mas, para sua surpresa, ela chegou para muitos ao seu redor, só não para ele que a cada ano ficava mais jovem, inexplicadamente. Brad Pitt (em seu melhor papel) esquece a pinta de galã pra deixar o personagem aflorar, simples e convincente. Cate Blanchett, como sempre, dá um show de interpretação e maturidade, já é, na minha opinião, uma das melhores atrizes do cinema (talvez a próxima Meryl Streep?).

E a técnica utilizada no filme? Ah, essa não tem comparação. A maquiagem deixa velho atores novos, deixa novos atores mais velhos e por aí vai. Fotografia, figurino e trilha sonora, impecáveis.

O roteiro, em alguns momentos, parece um pouco parado. Mas isso é comum ao adaptar uma obra literária. O essencial foi passado, a história de Benjamin Button serve como uma fábula do tempo. É disso que o filme trata: do tempo. O tempo de amar, tempo de lembrar do passado, tempo de quem vê a vida passar, tempo de mudar de vida a tempo.

A questão é que o filme é um show de artisticidade e de emoção. Quem não gosta de cinema arte, que pena, nem vá assistir 'O Curioso Caso de Benjamin Button'.

Afirmo que o filme de David Fincher é sim tudo o que falam e um pouco mais. Se consagra agora com 13 indicações ao Oscar e, com certeza, se tornará um clássico de um tempo não muito distante.

Nota: 9,5

Leia Mais…

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Saem três cartazes do filme 'Harry Potter e o Enigma do Príncipe'


O MSN Brasil e o Trailer Addict divulgaram os primeiros três cartazes oficiais de 'Harry Potter e o Enigma do Príncipe'. As artes são bastante animadoras...


Em 'Harry Potter e o Enigma do Príncipe', Lorde Voldemort (Ralph Fiennes) ameaça tanto o mundo dos trouxas quanto o mundo dos bruxos, e Hogwarts já não é o local seguro de outrora.


Harry (Daniel Radcliffe) suspeita que o perigo esteja dentro do castelo, mas Dumbledore (Michael Gambon) está mais preocupado em preparar o bruxo para a batalha final que se aproxima rapidamente. Enquanto isso, os estudantes estão sob ataque de forças muito diferentes já que os hormônios adolescentes se espalham pelo castelo. Amor está no ar, mas tragédia está no caminho, e Hogwarts pode nunca mais ser a mesma.


Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson retornam aos seus papéis dos jovens bruxos Harry Potter, Rony Weasley e Hermione Granger.


O filme estreia em 17 de julho.


Abaixo confira os pôsters.



Fonte: Cinepop

Leia Mais…

Marilyn Mason termina seu novo álbum

O cantor Marilyn Manson divulgou no MySpace que seu próximo álbum já está em processo de mixagem. O nome do trabalho? The High End of Low. De acordo com ele, o disco é "O" disco.

Manson também confirmou que este mês grava o clipe do primeiro single do trabalho, "I Want to Kill You Like They Do in the Movies", que tem nove minutos de duração. Sobre a temática da música, detalhou: "É bastante sádica. Basicamente, trata de assassinato, sexo, morte, o fim". Em resumo, Marilyn Manson.



O último álbum lançado pelo cantor foi Eat Me, Drink Me, de 2007.


Fonte: Omelete


Leia Mais…

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Tom Cruise promove 'Operação Valquíria' no Brasil


A Fox realizou nesta terça-feira, no cine Odeon BR, no Rio, a pré-estreia oficial de Operação Valquíria, com a presença de Tom Cruise.


Ator e produtor do filme, Cruise chegou ao cinema às 20h e ficou mais de uma hora no tapete vermelho, conversando com jornalistas e dando autógrafos para a multidão de fãs que se aglomerou na frente do cinema.


A sessão contou com a presença de vários exibidores, da secretária de Cultura do município, Jandira Feghali, e ainda de Vera Fischer, Cristiana Oliveira, Milton Gonçalves, Danielle Winits, entre outros artistas e celebridades.

Cruise fez uma rápida apresentação em que elogiou o Rio e definiu o filme como um suspense de tirar o fôlego.


Operação Valquíria ganha pré-estreias pagas no próximo fim de semana, no Rio e em São Paulo, e entra em cartaz em circuito nacional no dia 13 de fevereiro, com algo entre 220 e 250 cópias.


Fonte: Cinepop

Leia Mais…

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Festa brasileira garantida em Berlim

O Festival de Berlim, que começa amanhã, dia 5 de fevereiro, terá sua já tradicional festa do cinema brasileiro.

O encontro do programa Cinema do Brasil, regado a caipirinha, está marcado para o sábado, dia 7, às 18h, no primeiro andar do Martin Gropius-Bau. E os dois longas nacionais presentes ao festival, ambos na mostra Panorama, já tiveram suas exibições marcadas: o suspense Vingança, de Paulo Pons, passa segunda-feira, dia 9, às 22h30 (com reprises dias 10, 11 e 13); e o documentário Garapa, de José Padilha, tem sua estreia na quarta-feira, dia 11, às 17h (com reprises dias 12 e 13). O festival segue até o dia 15 de fevereiro.

Mais informações no site www.berlinale.de.

Fonte: FILME B

Leia Mais…

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Pode 'Kung Fu Panda' vencer 'Wall-E' no Oscar?

'Kung Fu Panda' vence 10 categorias no Annie Awards, prêmio que serve como prévia para o Oscar.



"Kung Fu Panda" ganhou o prêmio de melhor animação na 36ª edição do Annie Awards, um importante indicador para o Oscar, que será entregue neste mês. A animação da Dreamworks dominou a cerimônia em Los Angeles, ganhando o prêmio mais importante da noite e destacando-se em relação a concorrentes de peso, como "Wall-E" e "Valsa com Bashir".

Ao todo, "Kung Fu Panda" levou dez estatuetas, quebrando o recorde do ano passado, que foi de nove estatuetas para "Ratatouille".

Além disso, "Secrets of the furious love", curta-metragem de 24 minutos que aparece no DVD de "Kung Fu Panda", levou quatro prêmios nas categorias de curta-metragens. O jogo inspirado em "Kung Fu Panda" também levou o prêmio de melhor video game.

Desde que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar, criou a categoria de melhor animação, em 2001, os prêmios Annie se tornaram um bom termômetro de quem será o ganhador no prêmio mais importante do cinema.

Em todos os anos desde então o vencedor do prêmio Annie foi o mesmo vencedor do Oscar, exceto há dois anos, quando Annie premiou "Carros" e o Oscar escolheu "Happy feet".

Fonte: G1 - Cinema

Leia Mais…

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Sai o 1º teaser de 'Transformers - A Vingança dos Derrotados'

O primeiro teaser de Transformers: A Vingança dos Derrotados (Transformers: Revenge of the Fallen) acaba de ser divulgado! Nele, rostos conhecidos e alguns dos novos robôs, incluindo a nova ameaça dos decepticons, o gigantesco Devastator, são mostrados.


Na trama, Sam e Mikaela estão novamente na mira dos Decepticons, que desta vez precisam do rapaz vivo: ele detém conhecimentos valiosos sobre as origens dos Transformers e sua história ancestral na Terra. Enquanto isso, os militares dos Estados Unidos e uma força internacional juntam-se aos bondosos Autobots para enfrentar os vilões. Entre os novos robôs confirmados estão os Decepticons Soundwave, um destemido especialista em comunicações, e Devastator, cujo corpo é formado por outros Transformers. Do lado dos mocinhos, Jetfire, um velho ex-Decepticon, ajuda na luta contra os antigos aliados.


O segundo Transformers tem estréia prevista para 26 de junho de 2009.


Veja aqui o teaser trailer






Fonte: Omelete

Leia Mais…

Template by - Abdul Munir - 2008. Modified by Neozinho