quinta-feira, 30 de julho de 2009

Everybody hates Godard


Durante o V Seminário Internacional de Cinema, que está acontecendo desde o dia 27/07 aqui em Salvador, pude assistir à obras consideradas "clássicas" do tão aclamado diretor Jean-Luc Godard (que está sendo homenageado com uma mostra por causa do ano da França no Brasil). Após assistir à quatro obras desse diretor ("Acossado", "O Demônio das Onze Horas", "Uma Mulher é uma Mulher" e "Passion") fico me sentindo estranho, como se tivesse sido enganado.

Vejo que uma grande parte das pessoas que assitem Godard acham ruim, ou, no mínimo, chato e só o fazem para ter opinião em grupos de discussões ou para rearfirmar seus status de "cult". Tá, eu confesso que o cara na década de 1960 foi um grande cineasta no quesito 'inovação'. Sua forma de filmar, seus enquadramentos, sua montagem, sempre ocupavam lugar de destaque por diferenciar-se dos outros.

Desculpem minha ignorância, mas assistir Godard é como comer Caviar, você come só para mostrar refinamento de gosto, mas ambos travam no paladar.
E para não dizerem que eu não gostei de nenhum dos filmes, vou destacar o filme "Uma Mulher é uma Mulher", que possui senso de humor apurado, e tem a bela Anna Karina em uma ótima atuação. "O Demônio das Onze Horas" também tem cenas memoráveis.

Fiquem com uma crítica que encontrei no site
E-Pipoca, sobre o filme "O Demônio das Onze Horas" e me identifiquei bastante.

Crítica de Bruno Almeida de Moura

"É incrivel como uma imensa quantidade de pessoas se deslocam de suas casas para ver Gordard na esperança de estarem vendo um cinema legitimo e vedadeiramente artistico (o chamado cinema de "arte"). É realmente impressionante a cara de pau dos críticos ao falar tão bem de um filme que não se firma, sua estetica é gratuita e oque se diz ser inovador, na verdade é apenas exentrico - nada brilhante ou justificavel.
É realmente ridiculo a maneira em que ele valoriza o fato de fazer um cinema exentrico, como se a arte estivesse em quebrar a estetica convencional apenas por vandalismo".

Template by - Abdul Munir - 2008. Modified by Neozinho