A censura de 'Harry Potter e o Enigma do Príncipe' nos EUA foi mais leve que o esperado.
O filme foi classificado pela MPAA (Movie Pictures Association of America) como PG. Como o livro em que o filme se baseia é mais sombrio que os anteriores e tem mais cenas de violência, os fãs não gostaram da notícia.
A classificação PG é equivalente ao nosso "classificação Livre".
Vale lembrar que últimos longas da franquia, 'Harry Potter e a Ordem da Fênix' e 'Harry Potter e o Cálice de Fogo', tiveram classificação PG-13, onde menores de 13 anos só podem ir aos cinemas acompanhados de um responsável.
Será que o filme ficou tão leve e/ou infantil assim?
Opinião: Acho que o filme seguirá o clima do livro. A questão não é estar infantil ou não, e sim, uma decisão mercadológica. Com uma censura livre muito mais "baixinhos" poderão ver o bruxinho.
Em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, Lorde Voldemort (Ralph Fiennes) ameaça tanto o mundo dos trouxas quanto o mundo dos bruxos, e Hogwarts já não é o local seguro de outrora.
Harry (Daniel Radcliffe) suspeita que o perigo esteja dentro do castelo, mas Dumbledore (Michael Gambon) está mais preocupado em preparar o bruxo para a batalha final que se aproxima rapidamente. Enquanto isso, os estudantes estão sob ataque de forças muito diferentes já que os hormônios adolescentes se espalham pelo castelo. Amor está no ar, mas tragédia está no caminho, e Hogwarts pode nunca mais ser a mesma.
Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson retornam aos seus papéis dos jovens bruxos Harry Potter, Rony Weasley e Hermione Granger. O filme também tem as atuações de Jim Broadbent, Helena Bonham Carter, Robbie Coltrane, Warwick Davis, Michael Gambon, Alan Rickman, Maggie Smith, Timothy Spall, David Thewlis e Julie Walters O elenco traz ainda David Bradley, Jessie Cave, Frank Dillane, Tom Felton, Matthew Lewis, Evanna Lynch, Helen McCrory, Natalia Tena, Hero Fiennes Tiffin, e Bonnie Wright.
Fonte:Cinepop