terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Cine Crítica

Crepúsculo: Puberdade vampiresca
Por Maurício Lídio

Quando fui assistir Crepúsculo já esperava algo bom, por se tratar de um filme que arrecadou milhões nos países por onde passou e também por se tratar de uma história que foi best-seller criada por Stephenie Meyer. Mas o que encontrei foi algo além das expectativas. Apesar de ter contado com pouco orçamento, tudo funciona no filme. A direção da ótima, porém problemática, Catherine Hardwicke, que mostrou que entende de adolescência com o ótimo drama indicado ao Oscar "Aos Treze". O roteiro é bem adaptado e sem excessos e, o mais importante, agradou aos fãs, o que é difícil de fazer por se tratar de uma adaptação de um livro.


Mas o que mais se destaca no filme são as boas atuações, principalmente do casal Kristen Stewart (Bella) e Robert Pattinson (Edward) que mostram uma química perfeita. Ambos são ainda desconhecidos, no padrão Hollywoodiano. Kristen já foi vista, em sua ótima estréia, em "O Quarto do Pânico" ao lado de Jodie Foster, em "Zathura" e mais recentemente no filme "Na Natureza Selvagem". Já Robert é mais desconhecido ainda, ganhou seu maior papel (antes de Crepúsculo) em "Harry Potter e o Cálice de Fogo" como Cedrico Diggory.


No filme conseguiram passar o essencial da obra escrita que era a história do romance entre um vampiro e uma humana, e todas as complicações de uma amor "proibido" e dos problemas da adolescência que até o adolescente centenário, Edward, tem de passar em sua puberdade vampiresca. Quem foi ao cinema esperando ver "Blade" não saiu satisfeito.


Apesar dos vários problemas que ocorreram com a diretora Catherine Hardwicke, e da demissão da mesma para o próximo filme, a Summit Entertainment mostrou que não está sabendo lidar com o seu primeiro grande sucesso ao tomar a decisão de demiti-lá. Pois como já diziam "Em time que está ganhando não se mexe". O que nos resta é esperar pra saber se a continuação "Lua Nova" será tão bem recebido quanto o primeiro. Pelo menos sabemos que mais bem produzido será, pois um grande orçamento será recervado para a continuação.


Nota: 8,0

2 comentários:

Carlos disse...

Isso é uma ironia, certo?

Ou hoje é o dia do contrário?

E a premissa também é surreal! Produção que arrecada muito é necessariamente um excelente filme???

Maurício Lídio disse...

Na verdade, Carlos, quando falo que esperava algo de bom não é somente pelo fato de ele ter sido sucesso de bilheteria, até porque muitos filmes bons tiveram pouca bilheteria e muitos ruins arrecadaram muito. Levei em conta também várias críticas positivas que o filme vem recebendo, o trabalho da diretora e dos atores e sim , também a bilheteria, pois querendo ou não a resposta do público já diz algo sobre o filme. Não podemos também apresentar preconceito aos blockbusters sem nem ao menos assistí-los, um exemplo disso este ano é "Batman - O Cavaleiro das Treavas".

Abs e continue participando.

Template by - Abdul Munir - 2008. Modified by Neozinho